• (+351) 930 519 189
  • mpm@makingpeoplematter.pt
  • Porto, Portugal

EQUIPA

Manuela Paula Marques

CEO
DPO – Data Protection Officer, inscrita na APDPO Portugal.
Formadora certificada.


Licenciada em Direito pela UCP do Porto tendo, ao longo da carreira profissional de cerca de 30 anos, sido responsável pelas diversas áreas especificas de gestão de Recursos Humanos, incluindo as áreas de Relações Laborais e de contratação coletiva de trabalho. Com experiência em liderança de projetos em interligação com áreas de IT e de Organização.

Vasta experiência em gestão de RH em funções de direção e em gestão de processos de mudança organizacional.

Focada, proativa, com experiência relevante a nível de top management, tendo exercido funções em órgãos de administração e fiscalização (funções executivas ou não executivas)





Mª João Fonseca

CONSULTORA SÉNIOR

Licenciada em Relações Públicas e Publicidade, com formações em Gestão de Conflitos, Liderança e Formação de Formadores, ela construiu uma carreira extensa e diversificada, com destaque para o setor bancário. Ao longo de três décadas, acumulou vasta experiência na coordenação de equipas e gestão de documentação, com um foco especial na análise e redesenho de processos.

Atualmente, é Consultora na empresa Making People Matter. Entre 1991 e 2021, desempenhou diversas funções no Banco BPI. Na Banca Digital, foi responsável pela área de Contact Center, liderando a equipa e assegurando a eficiência no atendimento ao cliente. Na Direção de Recursos Humanos, esteve à frente da área de recrutamento e seleção, além de colaborar em projetos de reorganização de informação, gestão de competências e estruturação de funções. Já na Direção de Marketing, coordenou a comunicação interna e a gestão de conteúdos da Intranet. Na Direção de Comunicação, foi responsável pela área de comunicação externa, desenvolvendo estratégias para fortalecer a imagem do banco.

Além de sua experiência profissional, atua como avaliadora voluntária dos Prémios BPI | Fundação La Caixa e colabora como voluntária no projeto Refood, que visa combater o desperdício alimentar.





CRISTINA AFONSO

CONSULTORA

Licenciada em Informática de Gestão pela UPT.

Carreira profissional com experiência relevante como técnica de informática num grupo empresarial de média dimensão.

Com experiência na área bancária onde exerceu actividade cerca de 32 anos no desempenho de funções técnicas, de supervisão e gestão de equipas em Direcções de IT, de Comunicação e de Formação e desenvolvimento profissional.

Consolidou ainda uma vasta experiência na área comercial bancária na gestão e acompanhamento de carteiras designadamente como Assessora Financeira do segmento alto em Mercados Internacionais, nomeadamente, América Latina e Africa.





RAFAEL MARQUES TAVARES

CONSULTOR SÉNIOR

Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM. Com experiência relevante em funções de coordenação de equipas, contas e projetos na área do digital.

Experiência profissional como Account Manager em agência de comunicação.

Gestor de conta no contacto com o cliente, integração dos processos internos das contas, acompanhamento de conteúdo de marcas nas redes sociais, gestão de campanhas de media o planeamento até à produção e implementação das estratégias, desenvolvimento de soluções tecnológicas junto da equipa de tecnologia.

Controlo de cronogramas e gestão financeira.

Prospeção comercial e angariação de novos clientes.





MARIA DA GRAÇA SOUSA

CONSULTORA SÉNIOR
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela FLUP.
Com experiência relevante em funções de coordenação de equipas e gestão de documentação. Qualificada para análise e redesenho de processos.


Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela FLUP.

Carreira profissional engloba experiência como Assessora Cultural, durante 10 anos, numa Fundação Cultural de grande prestígio nacional e cerca de 25 anos na banca tendo desempenhado funções de coordenação e gestão de equipas designadamente em várias áreas de Recursos Humanos.

Experiência relevante para análise e redesenho de processos de mudança organizacional.

Formadora certificada pelo IEFP.

Consultoria pro bono da Direção da APPACDM do Porto no apoio às áreas organizacional, de proteção de dados e de gestão de recursos humanos.





JORGE CRISTOVÃO

CONSULTOR INFORMÁTICO
Analista funcional IT com experiência relevante em programação.
Qualificado para análise/diagnóstico de segurança de informação.


Formação académica em Contabilidade, Marketing e Estudos de Mercado.

Analista Funcional Sénior, com mais de 30 anos de experiência na análise, desenvolvimento e acompanhamento de aplicações informáticas nas áreas bancária e de Recursos humanos.

Elaboração do planeamento e aplicabilidade de novos produtos.

Responsável pela coordenação, implementação, apoio e formação a nível nacional do software da IBM Application System V2 R2 em ambiente MVS.

Formação em ferramentas de acesso a extracção de dados em ambiente de Mainframe, Access, SQL Server, Cobol, e implementação de esquemas de Segurança da informação e sua confidencialidade.

Qualificado para análise/diagnóstico de segurança de informação.

Consultoria pro bono da Direção da APPACDM do Porto no âmbito do desenvolvimento de e acompanhamento de aplicações informáticas de apoio às áreas organizacional, de gestão de recursos humanos e de proteção de dados.





CLARA GOMES

CONSULTORA SÉNIOR
Licenciada em Direito pela UCP.
Certified Information Privacy
Professional/Europe(CIPP/E)
Especialista na área de direito contratual societário e propriedade intelectual.
Certificada pelo IAPP CIPP/E


Consultora em proteção de dados pessoais - diagnóstico e implementação do RGPD.

Preparação das politicas e procedimentos de Governance e privacidade. Realização de Avaliações de Impacto. Registo de actividade de processamento de dados pessoais.

Notificação e comunicação de violação de dados pessoais, Contactos com autoridade regulatória. Resposta aos pedidos dos Titulares de Dados Pessoais. Formação em GDPR.

Revisão de contratos para introdução das normas aplicáveis ao processamento de dados pessoais.

Especializada em compliance e no diagnóstico e implementação de processos.

Capacidade de trabalho em ambiente multiculturais.

Associada do IAPP.

Membro da Society of Corporate Compliance and Ethics.





CATARINA MARTINS RIBEIRO

CONSULTORA

Mestrado em Psicologia da Educação,Desenvolvimento e Aconselhamento na FPCEUC. Especialização Avançada em Gestão RH. Com experiência relevante no acompanhamento e desenvolvimento pessoal , vocacional e de carreira.